Nos últimos meses, as encomendas tem atrasado como nunca, comparável até mesmo com épocas de pico, como o natal. Mas estamos no início de maio, a única data comemorativa que aumentaria as encomendas (e consequentemente os atrasos) seria o dia das mães, mas nunca foi tão expressivo a ponto de causar grandes demoras nas entregas. Mas então, o que exatamente está causando todos estes atrasos?
O fato é que ninguém sabe ao certo, com 100% de certeza, mas existem vários motivos que podem estar causando isto, e resolvi compilar todos os que tenho conhecimento, além de passar a minha opinião.
Vamos começar com a Operação Maré Vermelha. Esta é uma operação feita pela Receita Federal para evitar o contrabando, aumentando a fiscalização e a incidência de produtos taxadas. Começou no dia 19/03.
Há certa controvérsia em relação a esta operação estar aumentando a quantidade de produtos taxados apenas para pessoas jurídicas e casos de grandes encomendas (com várias unidades de um mesmo produto, claramente para venda), ou se ela também vai piorar a vida dos pequenos importadores (nós). Mas uma coisa é certa: ninguém contratou mais fiscais para esta operação. O que faz com que tenham que remanejar os fiscais da RF, tirar muitos deles da alfândega... Gerando mais atrasos para todos nós.
Mais informações sobre a Operação Maré Vermelha:
Minha opinião é que a Operação Maré Vermelha realmente esteja focada na pessoa jurídica e grandes encomendas, visando a venda. Até porque, pelas notícias que se vê, estão fiscalizando os portos (e as encomendas de pequenos consumidores como nós vem por avião). Porém, como tiveram que enviar muitos fiscais para estes setores, que antes ficavam nas alfândegas, isso contribuiu e muito para os atrasos nas entregas.
E não é só este fato que está colaborando para os atrasos: leiam esta matéria.
Não é possível ter certeza se são apenas as encomendas dos EUA, ou as da China (e consequentemente Hong Kong) também estão sendo "seguradas" por até 90 dias. Mas com certeza esse fator está contribuindo para os atrasos, e quando for encomendar algo destes países é bom ter em mente que a sua encomenda pode ser uma destas que ficam lá paradas, esperando fiscalização por 90 dias, para só então serem liberadas (normalmente sem qualquer fiscalização).
Mas e na prática? Como andam as encomendas da Moe Moe Tiger Store?
Em relação ao aumento das taxas, não vou dizer que não aconteceu, mas foi bastante sutil. Este ano tive apenas um produto taxado: um par de botas. Como é um produto maior, mais pesado, e mais caro, já tinha por si só mais probabilidade de ser taxado.
Porém, percebi (e também li muito disso pela internet afora) que todas as encomendas vindas por EMS (o correio expresso) estão sendo taxadas. Por conta disso, aboli completamente o EMS.
Em relação aos atrasos, a verdadeira dor de cabeça começou no final/metade de fevereiro. Encomendas desta época demoraram até 70 dias para chegar, isso considerando as que chegaram (e foi recentemente). No momento tenho encomendas dos dias 16/02, 17/02 e 22/02, que ainda não chegaram, completando então atrasos de 83 dias (por enquanto).
Minha teoria do que realmente aconteceu com estas encomendas: acho que eles devem ter um prazo para passarem as encomendas pela alfândega e entregarem, tipo uma meta. E por isso eles simplesmente não estão mais registrando as encomendas quando chegam.
O que significa que as encomendas chegam no Brasil, no aeroporto, e eles vão acumulando elas lá (ou talvez já enviem para a alfândega), sem registrar, para que não apareça no sistema/rastreamento.
Depois vão "liberando" e registrando quando vai tendo espaço na alfândega para analisar e liberar as encomendas (já que é isso que mais demora).
Isso explicaria porque algumas encomendas ficam "esquecidas", demorando mais até que o prazo máximo (60~70 dias), as vezes mesmo sendo entregues 4~5 meses depois! Porque nesse "monte" de encomendas paradas esperando ser registradas, não deve ter nenhum tipo de ordem em relação a "lista de chegada" ou algo do tipo. Ou, se tiver, algumas prateleiras acabam sendo esquecidas.
Até porque, quando as encomendas do final de fevereiro começaram a ser finalmente entregues, sempre foram "levas" de várias encomendas aparecendo na mesma época. Parece que finalmente resolveram limpar determinada "prateleira".
Como se não fosse o bastante, as encomendas de março já começaram a atrasar, em especial as do final de março (ou seja: provavelmente as encomendas do final de março sofrerão o mesmo drama que as do final de fevereiro).
Porém, não são todas as encomendas que estão sofrendo grandes atrasos. Ainda tenho encomendas chegando em tempo menos que o prazo mínimo (menos de 30 dias!), ainda que são raras. A grande maioria das encomendas está chegando em cerca de 40~55 dias, o que é relativamente normal.
Você pode ver algumas menções minhas sobre estes problemas no facebook: aqui e aqui, com comentários de outras pessoas, que sempre podem ajudar!
Por conta disso, a Moe Moe Tiger Store autmentou os prazos (pela segunda vez este ano), para 30~90 dias, sendo que ainda podem ter variações (por exemplo, encomendas chegando em 20 dias ou em 95 dias).
Há alguma expectativa de melhorar, e os prazos voltarem a ser menores? Eu realmente não tenho esperanças. A Moe Moe Tiger Store já tem 3 anos, e eu importo a mais tempo que isso, e o que vejo é que a cada ano os prazos aumentam, sempre. Mesmo se finalmente encerrarem a Operação Maré Vermelha, a tendência é sempre ter mais encomendas entrando no Brasil, e um número cada vez mais insuficiente de fiscais alfandegários e carteiros para agilizar a entrega.
Posso fazer alguma coisa para ajudar? Na verdade, sim. Há uma petição (abaixo assinado) contra a ineficiência da Receita Federal do Brasil e dos Correios, tentanto mudar alguma coisa neste país. Pessoalmente, não acho que seja o bastante, afinal este país só aceita mudanças quando são movidas por troca de favores e lobby. Porém, não custa tentar, e é bom ver quantas pessoas estão realmente decepcionadas com todo o sistema de entregas de encomendas nacionais e importadas deste país. No momento, a petição conta com mais de 3.700 assinaturas. Você pode assinar clicando aqui.
Atualização (23/06): A Receita Federal está em greve desde o dia 18/06, sem data para acabar. Ou seja: os atrasos, que já estavam terríveis, vão com certeza piorar!
2 comentários:
Muito bom o levantamento da moetiger, contudo trabalho com Comércio Exterior desde 2005, e a última vez que vimos uma "Operação Maré Vermelha" como a que está ocorrendo neste ano foi entre 2007 e 2008 ano no qual a paralisação e greve da RF gerou prejuízos incalculáveis tanto para Importadores quanto para Exportadores (pasmem). Em nosso meio tendemos a considerar estas operações de "Maré Vermelha" como um eufemismo para "Operação Tartaruga" uma forma de estrangular o envio e recebimento de carga a fim de que iniciativas como a petição mencionada acima pressionem o governo a gerar novos cargos e a aumentar os salários de Auditores Fiscais da RF, que hoje devem estar em torno de R$ 12 mil. Algo realmente precisa ser feito, mas acredito que a reestruturação de que ambas as entidades ( RF e Correios) precisam é muito maior do que imaginamos.
Acima de tudo precisamos de "boa vontade política" o que neste país, é muito mais complicado do que aumento de salários.
Realmente não tem nenhuma organização por ordem de chegada. Tenho pacotes similares, mesmo tamanho e peso que chegaram com 5 meses (isso mesmo que você leu:CINCO meses) de atraso e outros que chegam com menos de 30 dias. Eu só espero que as coisas voltem ao normal... -.-'
Postar um comentário