[Tutorial] básico de Perucas: como usar e cuidar

Isso é uma dúvida não só de clientes meus, como de muuuuita gente pela internet afora. São dicas básicas úteis tanto para quem está começando a ter perucas em casa e não sabe bem como lidar com elas, quanto para quem já tem algumas porém quer ter certeza que está fazendo a coisa certa.
Este tutorial eu fiz há algum tempo, está na comunidade da Moe Moe Tiger Store no orkut. Ele é um misto de experiências próprias, dicas de amigos e outros tutoriais na internet. Então não considere que tudo é 100% certo em todos os casos, dependendo da sua peruca e do que pretende algumas dicas podem não ser as melhores. Porém, são as mais adequadas para a maioria das perucas de kanekalon (importadas).

Perucas: como usar e cuidar
dicas e truques básicos para usar e manter perucas


FRANJAS
O comprimento das franjas das perucas é único, enquanto o comprimento das testas varia de pessoa para pessoa. Portanto, 90% das vezes é necessário cortar as pontinhas das franjas das perucas.
Ela pode ser cortada com uma tesoura comum, bem afiada. Preferencialmente tente repicar, seja cortando na vertical, com a tesoura virada para cima; seja cortando na diagonal, com a tesoura virada para baixo.
Sempre corte a peruca já na cabeça de quem vai usá-la, ou pelo menos numa bem parecida (testa e cabeça de tamanho semelhante). Caso tenha um suporte ou cabeça para peruca (tipo de isopor), pode ser cortado lá, desde que seja medido primeiro na cabeça de quem vai usar a peruca para saber exatamente a qual altura deve-se cortar (já que cabeças de isopor tendem a ser menores que as humanas).
Não tenha medo: com cuidado, cortar as perucas em casa se torna MUITO útil, e o resultado final é incrível!

ESTILIZANDO
Não só a franja, mas qualquer parte da peruca pode ser estilizada cortando da mesma forma.
Também pode usar produtos, como pomada ou cera para cabelos para deixá-la espetada, ou mesmo gel e/ou fixador para fazer qualquer modelo. Utilize apenas produtos solúveis em água, e aqueles que pode-se usar num cabelo de verdade. Evite cola ou qualquer produto "alternativo" que você não passaria no próprio cabelo, pois ele vai muito provavelmente danificar sua peruca.
Caso utilize produtos, é aconselhável lavar a peruca nos dias seguintes ao uso, para retirá-los completamente. E lembre-se que se usar produtos muito fortes, como laquê ou gel, ela pode nunca voltar a ser como nova.
Uma dica é testar primeiro numa mecha embaixo da peruca, que não apareça muito.

CALOR (secador de cabelos, chapinha e babyliss)
Nunca deixe calor excessivo perto da peruca. Perucas de kanekalon derretem sob temperaturas altas. Não use chapinha, secador de cabelos, ou babyliss.
A exceção para esta regra são as perucas resistentes ao calor. Perucas especiais deste tipo suportam o uso de uma chapinha ou babyliss, sem derreter ou ser danificada. Porém, muita atenção para a temperatura máxima que ela pode suportar: alguns modelos suportam até 200ºC, outras apenas 100ºC. Você terá que saber até que temperatura a chapinha ou babyliss chega, ou usar uma que tenha ajuste de temperatura.
As perucas resistentes ao calor podem ficar lisas ou onduladas facilmente, usando chapinha ou babyliss. Ainda, cada vez que lavar, é útil usar a chapinha para deixá-la lisa como nova.

ALISANDO SEM CALOR
Para deixar a peruca mais lisa, pode-se usar água quente. Mas a temperatura não deve ser muito alta, a água deve estar morna o bastante para conseguir manter sua mão nela sem se queimar. Segure a peruca pendurada e despeje a água nela, deixando escorrer. Esta técnica não é SUPER efetiva, mas ajuda bastante.

LIMPEZA
Para lavar a peruca pode-se utilizar: shampoo + condicionador (sem sal); ou sabão em pó + amaciante.
Numa bacia com água, coloque o sabão em pó ou shampoo, e mergulhe a peruca. Não a deixe de molho, apenas mecha delicadamente, cuidando para não embaraçar. Enxangue mergulhando-a numa bacia com água e condicionador ou amaciante de roupas. Deixe secar na sombra, pendurada de maneira delicada (nada de usar grampos).
Lave-a com moderação: não é bom mantê-la suja, seja por produtos de cabelo ou pelo suor da pessoa; nem lavar muito frequentemente, pois cada vez perde alguns fios.
Estas dicas servem tanto para perucas cacheadas/onduladas quanto para lisas. Os cachos voltam ao normal depois de secos.

PENTEANDO
Antes de usar, depois de lavar e antes de guardar a peruca é preciso penteá-la.
Nunca penteie-a molhada. Use um pente de cerdas bem espaçadas, e penteie delicadamente, evitando a perda de fios. Comece a desembaraçar pelas pontas, e vá penteando partes mais acima aos poucos, desembaraçando parte por parte.
É normal cair alguns fios cada vez que se penteia a peruca. Corte os fios que ficaram 'pendurados' embaixo da peruca com uma tesoura - nunca puxe.
Se a peruca estiver muito embaraçada, use um borrifador com uma mistura de água + um bom condicionador sem sal (mais condicionador que água). Borrife na peruca, espere secar completamente, e volte a pentear. Repita este processo quantas vezes for necessário. Desembaraçar uma peruca é um trabalho demorado,  exige muita paciência e cuidado, porém é 100% necessário para se manter uma peruca.
Quanto mais longa a peruca, mais facilmente ela ficará embaraçada, e mais cuidado vai ter para que muitos fios não caiam na hora de pentear. Perucas curtas praticamente nunca embaraçam e são muito mais fáceis de pentear.

SEU CABELO EMBAIXO DA PERUCA
Se você tem cabelos compridos ou muito grossos, terá que prendê-los bem rente a cabeça, para não dar volume por baixo da peruca. O método com o melhor resultado é prender com grampos, mecha por mecha, envolvendo cada mecha ao redor da parte da cabeça onde fica o cabelo, tentando cobri-la uniformemente (este método é bastante conhecido por pessoas mais velhas: antigamente era assim que se fazia para alisar os cabelos).
Se seu cabelo é mais fino, ou não tem muito tempo para prender os cabelos, também é possível fazer tranças (quanto mais melhor) e prendê-las em cima da cabeça, com grampos e tic-tacs.
É altamente recomendado que passe laquê (ou algum spray fixador) no seu cabelo depois de preso e antes de colocar a touca. Desse jeito, os fios ficam no lugar e é mais difícil algum fio escorregar para fora da touca, aparecendo por baixo do cabelo de peruca.
Sempre utilize uma touca em cima do cabelo. Ela pode ser uma touca de rede própria para perucas, uma touca de natação, ou até mesmo uma touca improvisada feita de uma meia-calça cortada.

COLOCANDO A PERUCA
Coloque a peruca na cabeça com cuidado, atentando para não embaraçar a peruca enquanto a coloca.
Lembre-se de prender os ajustes atrás (na parte de baixo da peruca, um elástico de cada lado), na altura que ficar mais firme e confortável. Este é o ajuste de tamanho que toda peruca possui.
Se achar necessário, coloque grampos ao redor da peruca para mantê-la firme na cabeça, prendendo-a a touca que está embaixo.

GUARDANDO
Sempre guarde a peruca na redinha de proteção com a qual ela vem. E depois ainda a guarde dentro de um plástico (aquele que vem com a peruca) ou caixa.
Guarde-a enrolada ou até trançada (não muito forte para não marcar os fios) para evitar embaraçar. Caso a peruca seja muito longa, divida-a em várias mechas (4, 5 ou até mais) e enrole cada mecha, amarrando uma ou duas fitas (dependendo do comprimento) para manter enrolada.
Nunca guarde a peruca suja ou embaraçada.

SOMBRANCELHAS
Para evitar a diferença de cor entre as sombrancelhas e a peruca, use rímel para cílios ou lápis para olhos da cor da peruca. Nunca utilize um produto nas sombrancelhas que possa ser tóxico ou prejudicial para os olhos.


Caso ainda tenha mais dúvidas, o fórum do Cosplay Brasil possui uma lista de tópicos com tutoriais e dicas relacionados a perucas, sempre é bom dar uma olhada. ^^


Nota: Este foi um tutorial básico. Pretendo disponibilizar tutoriais específicos e mais detalhados para cada coisa, assim que tiver um tempinho de passar as fotos para o computador (sim, já tem tutorial pronto esperando ser postado). ^^

21 comentários:

Lais disse...

waaw, esse tutorial me ajudou a tirar muitas duvidas como cortar a franja da peruca
eu morri de medo de estraga-la mais como eu segui os conselhos eu consegui deixar a franja da peruca não artificial ;D
eu não sabia que era para lavar com shampoo sem sal, mais agora eu to sabendo
;D
Adorei essa postagem *o*

Anônimo disse...

Bom,eu estava atras de uma peruca azul tipo a da kate perry com a franjinha reta na testa, mas só encontrei com franjão. Da certo cortar aquela franja de lado retinha igual a dela? Bjo

Lais Cardoso disse...

Dá certo cortar sim ^^
Muita gente já cortou retinho, desfiado... E deu certo...
Agoora sim eu vou cuidar da minhas perucas com a consciência limpa ^_~
Valeu mesmo, obrigada.

Fidel Jas disse...

Achei interessante mas tenho uma grande duvida que nao foi citada aqui. Como tirar as pontas secas da peruca sintetica???? As pontas estao queimada :/ Alguem pode me ajudar??? Segue meu email para contato delarc@bol.com.br

Tks!

Natalia Victory disse...

Umm dúvida,pode ir pra piscina ou praia com ela? não estraga?

Anônimo disse...

Existe algum produto especifico para manter a peruca sempre com aspecto saudavél é natural?
A minha peruca é de fios naturais.

Obrigada! Andréia

Erza - Yuno - Super Girl disse...

Nhaaa ;;__;; minha peruca é muito pequena e quando eu coloco fica aparecendo o cabelo na parte de traz T.T (a raiz do cabelo perto do pescoço) Como eu faço????? TT>TT

Moe Moe Tiger Store disse...

Erza Yuno, muito provavelmente a peruca não é pequena. Você tem que encontrar a melhor maneira de prender seu cabelo, para que ele fique rente a sua cabeça e não faça volume. Além disso, tem que usar os ajustes que ficam na parte da nuca da peruca. Se possível, usar duas toucas, sendo a de cima da cor da sua pele, para disfarçar qualquer coisa.

ana .-. disse...

eu tenho uma duvida... fui comprar uma peruca para fazer cosplay da chii de chobits mais como a grana ta curta fui comprar em uma loja de fantasias aqui na minha cidade mais a peruca que tinha o comprimento certo era sem franja, teria como cortar franja? á moça da loja falou q n da por causa da costura mais foi a unica q eu achei :/

Moe Moe Tiger Store disse...

Ana, eu trabalho apenas com perucas da kanekalon importado. As perucas de lojas de fantasias são de fio nacional. Sinceramente, acho que comprar uma peruca de fio nacional é pior que usar o próprio cabelo, elas são muito feitas, não ficam do jeito que a gente quer, e dão um visual muito artificial. Não acho adequado usar num cosplay.

Bárbara-chan disse...

Olaa , Queria tirar uma duvida , tenho a peruca da MIku Hatsune , e tipo eu coloco ela pra ir em evento prendo direitinhu ela , so que sempre ela vai escorregando e saindo da cabeça , oq faço ?

Anônimo disse...

Estou careca devido a quimioterapia...Minha peruca sai facilmente do lugar...Que devo fazer?Colar?

Vi Karolyne disse...

Eu tenho uma pequena dúvida, quando eu for alisá-la por meio da água quente, como devo deixá-la pra secar? e quanto tempo leva? agradeço se responder rapidamente, é porque o evento é daqui a 2 dias, e eu quero deixar minha peruca mais lisa, para assim poder ficar mais fiel ao personagem..
Obrigada ^-^

Moe Moe Tiger Store disse...

Anny, o ideal é pendurar a peruca, mas de uma forma que não vá marcar os fios. Coloca tipo num cabideiro ou algo suporte assim.
Para secar, depende da época, do clima da região, etc. Mas aqui eu geralmente deixo secando da noite para o dia e dá certo. Leva menos de 24h.
Lembre de só pentear a peruca depois de seca. E que um condicionador hidratante ou algo do tipo sempre ajuda a desembaraçar. ^^

Unknown disse...

Nossa ótimo post, eu estava querendo comprar uma peruca para fazer um cosplay, mas não sabia como cuidar, e agora que ja sei vou cuidar bem dela depois que estiver em minhas mãos. Entretanto, me surgiu uma duvida que pode ser importante... A cada quanto tempo seria indicado lavar a peruca? Obrigada!!! =3

Moe Moe Tiger Store disse...

Lara, lave sempre que for necessário, o mínimo possível. Em toda lavagem caem fios (e não crescem de volta XD), então sempre se evita lavar, quando possível. Lave apenas quando viu que precisa, quando usou muitas vezes ou suou demais dentro da peruca, coisas deste tipo.

Anônimo disse...

olá...estou usando uma peça, pois estou esperando a minha prótese chegar...só que eu tinha mega-hair cacheado e quando fui fazer a medição todos lá me aconselharam a usar cabelos lisos ,só que a mudança ''claro'' foi muito radical e todos estão falando.Eu não quero ficar dando explicações do que fiz ou vou fazer que é raspar a cabeça,então falo que fiz progressiva pq parece mesmo que eu fiz...rs,só que todos vem colocabdo as mãos nos meus cabelos pra falar que esta bonito e eu odeio e tenho medo de eles perceberem os grampos...aiii o q eu façoooo e mais tem algum produto q possa passar nas pontas secas da peça sintética?obrigada

Unknown disse...

Pergunta! (Essa pergunta é meio boba mas...)
Eu tenho a peruca da Hatsune Miku e a minha irmã pequena foi mexer na peruca que acabou embaraçando muito os dois rabos de cavalo e eu queria saber se minha peruca tem salvação e como eu faço?

Eduardo disse...

Parabens pelo tutorial ... muito útil para muitas pessoas.

Att,
Eduardo Jacob
Sócio-fundador da Sonho de Cabelos
www.sonhodecabelos.com.br

SELMA disse...

Comprei uma peruca mas está machucando muito meu couro cabeludo, estou fazendo tratamento de quimioterapia e estou careca. O que fazer para aliviar a dor?

SELMA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário